A retomada de projetos que incentivem a separação de materiais recicláveis é meta do governo de Elizeu e Gil. Nesta semana, o candidato a prefeito se reuniu com membros da Cooperlages, no Bairro São Miguel.
Atualmente, cerca de 30 famílias são associadas à cooperativa, mas o número muda de tempos em tempos e já chegou a 40, segundo a presidente da Cooperlages, Neuzita dos Anjos. Os associados relataram a Elizeu alguns dos problemas que têm enfrentado, como salários atrasados, ausência de manutenção nos caminhões utilizados no serviço e falta de equipamentos de proteção individual (EPIs).
“Chegamos a ficar cinco meses sem receber por causa de uma licitação e muitas famílias acabaram saindo da cooperativa. Nessa época ficamos só com sete cooperados porque as pessoas precisavam arrumar outro trabalho pra pagar aluguel e comer”, cometa Neuzita.
Elizeu falou sobre a retomada de projetos para incentivar a separação e coleta de materiais recicláveis em todo o município e se comprometeu em ajudar as cooperativas, pois há muitas famílias que vivem da reciclagem em Lages. “Vamos retomar o Dia D da Reciclagem, fazendo uma grande operação de limpeza na cidade. As pessoas tiram aquilo que é descartável, deixam na frente das casas e as cooperativas passam para coletar. Quando fizemos ações assim no passado, recolhemos toneladas de recicláveis”, completa Elizeu.
Texto e fotos: Comunicação Feliz Lages do Povo – Elizeu e Gil – É 15!