Notícia no Ato

Alunos do CEDUP Caetano Costa contribuirão com paisagismo ao redor da nova quadra poliesportiva

O deputado Marcius Machado (PL) anunciou recentemente a liberação de recursos extras do Governo do Estado para a construção de mais 10 quadras poliesportivas na Serra Catarinense. Entre as beneficiadas está a Escola CEDUP Caetano Costa, em São José do Cerrito, onde, além da nova quadra, os alunos do curso técnico em agropecuária participarão diretamente do projeto paisagístico ao redor da obra.

A equipe de engenharia e arquitetura do deputado, responsável pela execução do projeto, já realizou visitas técnicas aos espaços que receberão as quadras, sendo esses espaços indicados pelo próprio deputado. Na visita ao CEDUP Caetano Costa, foi feito o levantamento de medidas, a apresentação do anteprojeto e a conferência das alturas da rede elétrica em relação ao terreno da obra, a fim de garantir a viabilidade do projeto.

Patrick Mota Shuermann, diretor da Escola CEDUP Caetano Costa, destaca a importância da quadra para a prática esportiva e para o bem-estar dos alunos. Ele ressaltou que, como a escola funciona em regime de internato, os estudantes utilizam as instalações não apenas durante as aulas, mas também em momentos de lazer. Além disso, a quadra será um espaço multifuncional, que vai além da prática esportiva, tornando-se uma praça para convivência social.

“A prática esportiva em um contexto escolar é extremamente importante, e para a nossa realidade isso ganha ainda mais significado. Temos uma escola onde os estudantes permanecem 24 horas por dia, o que significa que a quadra será utilizada tanto nos horários de aula quanto em momentos de lazer. O envolvimento dos alunos do curso de paisagismo no desenvolvimento de um projeto que embeleze e torne o espaço mais funcional é uma oportunidade única. Eles poderão aplicar o que aprendem em sala de aula diretamente na escola, deixando um legado para a comunidade escolar”, afirmou o diretor.

Patrick ainda ressalta que o projeto visa problematizar questões práticas para os alunos, como o planejamento e a execução de um modelo de praça arborizada e com paisagismo adequado. Os estudantes poderão escolher desde plantas frutíferas até aquelas que oferecem melhor sombreamento, sempre pensando no embelezamento e funcionalidade do espaço.

De acordo com o engenheiro Luis Henrique Becker, após a conferência das alturas da rede elétrica, foi constatada a necessidade de reposicionar parte da rede, uma vez que ela passa pelo meio do terreno onde a quadra será construída.
“Verificamos que será necessário modificar o posicionamento da rede elétrica. O diretor fará o primeiro contato com a Celesc para verificar a viabilidade e o custo dessa alteração. Dependendo do resultado, poderemos buscar uma solução alternativa ou até mesmo a substituição do terreno”, explicou Luis, que faz parte da equipe de engenharia e arquitetura do deputado Marcius Machado.

Os próximos passos incluem o desenvolvimento dos projetos complementares, como arquitetônico, elétrico e de drenagem. A equipe também trabalhará na compatibilização dos projetos com o plano de paisagismo elaborado pelos alunos, assegurando que não haja interferências durante a execução da obra. Com toda a documentação finalizada, os materiais serão encaminhados à Secretaria de Estado da Educação para análise e licitação.

O deputado Marcius Machado enfatizou o impacto que a nova quadra terá para os estudantes e para a comunidade local. “A educação é o portal para uma sociedade mais humana, justa e com propósito. Eu creio verdadeiramente que a educação de qualidade transforma vidas. Investir em esporte é investir no futuro dos nossos jovens. A prática esportiva, além de promover saúde e bem-estar, ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e superação. “, destacou o deputado.

O Colégio Agrícola Caetano Costa, fundado em 24 de junho de 1940, iniciou suas atividades em Lages, e em 1979 foi transferido para São José do Cerrito. Hoje, conhecido como Centro de Educação Profissional (CEDUP) Caetano Costa, a instituição oferece uma ampla infraestrutura e diversas atividades voltadas ao ensino agrícola, como Olericultura, Fruticultura, Bovinocultura, Apicultura e Silvicultura, entre outras.

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