O Promotor de Justiça do MPSC Felipe Luz entregou kits do programa, com mochila ecológica, marca-páginas, folders explicativos e estojo, além de um lápis com uma semente e frases voltada à cidadania, como “Bullyng não é brincadeira”, “violência e eu, nada a ver”, “eu não compro produto pirata”, “por um meio ambiente inteiro” e “a mudança do mundo passa por mim”.
Na manhã desta terça-feira (27/8), estudantes do quinto ano da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, em Lages, assistiram a uma palestra do Cultivando Atitudes e se comprometeram a praticar as frases impressas no lápis do kit do programa. “Bullying não é brincadeira”, alertou o Luís Eduardo. “Violência e eu, nada a ver”, garantiu o Cauã. “Eu não compro produto pirata”, afirmou a Ludmila. “Por um meio ambiente inteiro”, defendeu a Luíza. “A mudança do mundo passa por mim”, disse a Valentina.
O lápis também tem uma semente para ser plantada pelos estudantes. “Para que ela possa germinar e se tornar uma árvore forte e saudável, é preciso muito cuidado, dedicação e perseverança”, explicou o Promotor de Justiça Felipe Luz, que proferiu a palestra como parte das metas do curso de vitaliciamento. O kit entregue por ele contém, ainda, uma mochila ecológica, um estojo, um marca-páginas e folders com mensagens de ética e cidadania.
“Explicamos aos estudantes o papel do Ministério Público e buscamos transmitir a eles ideias boas, fortalecendo os conceitos de solidariedade e vivência em comunidade. O objetivo é que todos passem isso adiante, cultivando atitudes positivas, como o próprio nome do programa sugere, pois gestos simples podem fazer muita diferença na construção de uma sociedade mais justa”, diz o Promotor de Justiça.
Ele também falou sobre a importância de respeitar as filas, cuidar dos animais, pedir desculpas e evitar conflitos, e concluiu a palestra pedindo a ajuda de todos para a construção de uma comunidade na qual os direitos possam ser mais respeitados: “Vamos plantar essas sementes por onde quer que estejamos e ver florescer uma sociedade muito mais feliz”.
A professora Ana Paula Schoenardie aprovou a interação entre o Ministério Público e os alunos. “Esse conhecimento sobre princípios, valores e outros temas precisam ser fortalecidos com frequência entre as crianças. A palestra culmina com aquilo que ensinamos na sala de aula, como a cultura da paz e o bom convívio escolar”, afirmou.
Como participar
As escolas interessadas em receber o programa devem entram em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar um dia e horário. O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes. O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses.
Sobre o GVEC
O GVEC promove a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão das pessoas em relação à atuação do MPSC. Neste ano, o grupo retomou o programa Cultivando Atitudes e a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, modernizando os cases ao momento atual e fortalecendo o trabalho de difusão aos públicos de interesse.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Lages