A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) concedeu Moção de Aplauso nesta terça-feira (6) ao grupo de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages pela participação no 41º Festival de Dança de Joinville. Em todo o Brasil, apenas três Apaes foram selecionadas para realizar apresentação no Festival, que ocorreu entre 15 a 27 de julho, no Complexo Centreventos Cau Hansen e em palcos distribuídos por Joinville e região.
A Moção de Aplauso foi entregue pelo deputado Lucas Neves (Podemos). Bailarinos, professores e o diretor da Apae foram homenageados. Lucas Neves disse que pela primeira vez uma Apae da região serrana foi classificada para participar do Festival. “Não tem como deixar uma conquista dessa passar em branco, em um evento tão grandioso. O mínimo que a gente pode fazer é aplaudir e incentivar ações que envolvem a arte e a cultura”, disse o deputado proponente da homenagem.
O grupo é composto por 15 bailarinos que participaram da mostra “Dança para Todos”, evento não competitivo do Festival de Dança de Joinville, voltado às pessoas com deficiência. O coordenador do grupo e coreógrafo, Salésio Padilha, explicou que foi realizado um trabalho intenso para que os alunos pudessem participar do Festival. De acordo com Padilha, realizar a apresentação no evento “foi uma vitória grandiosa para Apae de Lages porque conseguimos mostrar que as pessoas com deficiência podem estar onde quiserem.”
Mariana Cervelin é aluna da Apae e faz parte do grupo de dança. Ela disse que o projeto possibilita diversão e momentos de interação com os colegas. “Estar em Florianópolis e receber homenagem do Parlamento Catarinense é um motivo de muita alegria”.