Com o objetivo de fortalecer a infraestrutura para o desenvolvimento na mesorregião serrana, o governo de Santa Catarina lança nesta sexta-feira o Energia Boa. O programa, que será assinado pelo governador Jorginho Mello, às 10:00 horas na Associação Empresarial de Lages (Acil), prevê seis novas subestações e linhas de transmissão, que vão somar investimentos da ordem de R$ 3 bilhões em três anos. Segundo o governo, este é o maior projeto estadual do país na área de energia limpa.
O programa terá fomento estadual e será desenvolvido em parceria pelo governo, a empresa Centrais Elétricas de SC (Celesc) e a Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc). Essa alavancagem de projetos na área de energia vai gerar cerca de 19 mil empregos, de acordo com projeções da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SICOS).
A programação inclui ainda, à tarde, a inauguração de duas novas usinas fotovoltaicas da Celesc em Lages. Também inclui assinatura de termo para escolas usarem energia limpa da empresa. Essas e outras ações integram a administração do governo estadual que foi transferida para a Serra Catarinense neste início de inverno. À noite, com o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, e jornalistas convidados, o governador vai lançar a Estação Inverno, para fomentar o turismo do frio no Estado e atrair mais turistas de outros estados. No ano passado, o lançamento dessa estação de frio foi realizado em Florianópolis.
A região de Lages foi a escolhida pela Celesc, há alguns anos, para sediar usinas solares. Em dezembro de 2022, foi realizada a entrega técnica da Usina Solar Lages I, com capacidade instalada de 1.000 kW (quilowatt), ao lado do Núcleo Planalto da estatal. O investimento somou R$ 4,6 milhões e foi feito por empresa privada.