Dentre os 18,3 milhões de estudantes que participaram da última edição da OBMEP, olimpíada brasileira de matemática de alunos de escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, o lageano Miguel Batalha Ferro foi premiado com medalha de ouro, ficando entre os 50 estudantes de escola privada com maior pontuação de todo o Brasil no seu nível. Ao todo participaram 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros.
Miguel recebeu oficialmente sua medalha de ouro na última terça-feira, 11 de junho, onde o jovem participou da cerimônia oficial da OBMEP no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente Lula, o ministro da educação Camilo Santana, a ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, dentre outras autoridades, que prestaram homenagem e incentivaram os medalhistas.
Miguel ainda, foi convidado a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
Miguel tem 13 anos e conta com o apoio e incentivo de seus pais, da professora de matemática Danielle Ferreia e do colégio COC Lages, onde cursa o 8° ano.
Além de sua dedicação na matemática, Miguel também é destaque no xadrez, representando Lages em diversas competições, além de ser participante do programa do bolsa-atleta da FME Lages.