Notícia no Ato

Lages realiza “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite neste sábado

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um ponto de imunização e apresentar a caderneta de vacinação para garantir que todas as imunizações estejam em dia

Neste sábado (8), acontece o “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite, com atividades que acontecerão das 8h30 às 13h, em Lages. Este dia é dedicado especialmente à imunização de crianças menores de 5 anos contra essa doença grave.

Os pontos de vacinação estarão localizados no antigo Pronto-Socorro Tito Bianchini; no Centro de Referência Especializado em Saúde da Criança e Adolescentes (Cresça), localizado na rua Fausto de Souza; no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), localizado na Rua James Robert Amos, atrás do Fórum Nereu Ramos e na Unidade de Saúde do bairro São Miguel.

Além da vacina contra a Poliomielite, também será oferecida a vacina contra a Influenza para pessoas a partir dos 6 meses de idade. Para tornar o momento da vacinação mais agradável e menos apreensiva, os Heróis pela Vida estarão presentes no Tito Bianchini, oferecendo apoio e distração aos pequenos.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um ponto de imunização e apresentar a caderneta de vacinação para garantir que todas as imunizações estejam em dia.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, que visa imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo. A meta é vacinar aproximadamente 13 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país.

Mariana Decker, responsável pela imunização em Lages, destaca a relevância da campanha: “A urgência em retomar as altas coberturas vacinais se deve ao risco de reintrodução de doenças que podem causar sequelas graves, como a poliomielite”, afirma.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda que pode levar à paralisia muscular irreversível nos membros inferiores e, em casos mais graves, pode ser fatal. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir essa doença e proteger as crianças.

Texto: Thiago Junkes/Foto: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!