O prefeito Antonio Ceron assinou o decreto que autoriza Lages a ceder bens ao município de Muçum, em razão do estado de Calamidade Pública que vive o Rio Grande do Sul
Na primeira hora da manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da Defesa Civil de Lages e voluntários se mobilizaram para o deslocamento até a cidade de Muçum, no Rio Grande do Sul. Assim como outros municípios catarinenses, Lages também prestará apoio a uma cidade gaúcha que sofre as consequências da maior tragédia climática da história do Estado vizinho.
O prefeito Antonio Ceron assinou o decreto n° 21.321, que autoriza o município de Lages a ceder bens ao município de Muçum (RS), em razão do estado de Calamidade Pública do Rio Grande do Sul, decorrente das fortes chuvas que atingiram o Estado. O decreto tem validade por trinta dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.
No comboio que seguiu para a cidade gaúcha, seguem dez servidores da Prefeitura de Lages, a maioria da Defesa Civil, mais dois voluntários, além do maquinário, composto por duas retroescavadeiras, duas caçambas, um caminhão com escavadeira hidráulica e duas viaturas.
A intenção é ajudar a cidade gaúcha na desobstrução e recuperação das vias públicas após os alagamentos, considerando que o maquinário disponível no município afetado também foi atingido pelas chuvas. A princípio, a equipe lageana ficará na cidade por dez dias, instalados em um alojamento disponibilizado pela prefeitura de Muçum.
Pontos de arrecadação continuam abertos e contam com a solidariedade
A equipe também partiu levando um caminhão carregado de mantimentos e donativos, resultado da arrecadação com doações da própria população e empresas da iniciativa privada. Ao todo, Lages já encaminhou 32 caminhões com mais de mil toneladas de mantimentos e donativos doados pela população de toda a Serra Catarinense.
A Prefeitura de Lages mantém ativos alguns pontos oficiais de arrecadação, como a própria Defesa Civil, que solicita alguns itens específicos, como alimentação não perecível, água, produtos de higiene e limpeza. A sede está localizada no segundo piso do Terminal Rodoviário de Lages.
A abordagem social, da Secretaria Municipal de Assistência Social recebe outras doações, como roupas e calçados (adulto e infantil), cobertores, toalhas e roupas de cama. O Mercado Público de Lages também é um ponto de arrecadação de donativos.
Um rastro de destruição em Muçum
Muçum, município situado no Vale do Taquari, conta com 4.600 habitantes e passa pela terceira inundação em menos de um ano. Esta, a pior de todas, destruiu casas, prédios, propriedades e comércio local.
Muitos moradores permanecem isolados ou precisaram ir para abrigos. Mais de 80% da cidade foi afetada pelas inundações. A chuva não dá trégua, e os moradores temem por um futuro incerto após a tragédia.
O prefeito, Mateus Trojan, afirmou em entrevista à CNN neste sábado (11), que será necessário realocar parte da cidade devido às recorrentes inundações que atingem a região. Trojan afirmou que é necessário remanejar boa parte da área urbana, pois parte da cidade não pode mais existir onde estava.
Texto: Aline Tives/Fotos: Divulgação