Notícia no Ato

Detran/SC faz alerta urgente para motoristas sobre CNHs que serão destruídas

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) está alertando os condutores catarinenses sobre o prazo final para retirada das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas antes de 5 de dezembro de 2026 e que ainda permanecem disponíveis nas unidades do órgão.

Segundo o Detran/SC, os documentos poderão ser retirados somente até o dia 2 de junho deste ano. Após essa data, todas as CNHs não retiradas serão inutilizadas e destruídas, conforme determina a regulamentação vigente.

De acordo com o órgão, centenas de documentos seguem armazenados nas unidades espalhadas pelo Estado aguardando retirada pelos proprietários. A orientação é para que os motoristas consultem a situação do documento e procurem o local onde realizaram a emissão ou renovação da habilitação para evitar transtornos futuros.

A retirada da CNH deve ser feita pelo próprio titular, mediante apresentação de documento oficial com foto. Em situações específicas, o documento também poderá ser entregue a um representante legal devidamente autorizado por procuração.

O Detran/SC reforça que a não retirada dentro do prazo legal implica na destruição do documento físico por questões de segurança e controle administrativo. Após a inutilização, o condutor precisará solicitar uma nova via da CNH, mediante pagamento das taxas previstas.

A recomendação do órgão é para que os condutores não deixem para os últimos dias, evitando filas e garantindo a retirada do documento dentro do prazo estabelecido.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!