Notícia no Ato

Festa do Pinhão 2026: Prefeitura anuncia primeiro edital

Novo formato consolida acertos da última edição e promove mudanças importantes para a profissionalização do evento, cuja marca oficial estará atrelada ao Município. Após lançamento, próxima etapa é a abertura da sessão pública online em 23 de janeiro

Os preparativos para Festa Nacional do Pinhão 2026 já começaram. A Prefeitura de Lages e a Secretaria de Turismo tornaram público nesta sexta-feira (19) o primeiro, de diversos editais a serem lançados para o evento.

Trata-se do edital de pregão eletrônico nº: 146/2025, exclusivo para realização da programação nacional, com apresentações de grande porte no palco principal, a “Arena Pinhão”, durante a realização da festa. Caberá à empresa vencedora do certame: a exploração comercial, organização, realização e gestão dos shows nas edições da Festa Nacional do Pinhão pelos próximos três anos: 2026, 2027 e 2028, com encargos de investimento em infraestrutura, montagem de estruturas temporárias e contratação artística, sob o regime de execução indireta.

Além da novidade quanto ao prazo estendido de três anos para organização dos shows, a nova estruturação terá editais específicos para diferentes produtos e serviços. Com pelo menos outros certames: para exploração de bebidas, alimentos e marca oficial de bebida, por exemplo.

Desta vez, no entanto, não haverá a concessão do uso da marca da Festa Nacional do Pinhão pelas empresas vencedoras dos processos licitatórios, mantendo a festa como realização do Município e valorizando a identidade local, umas das prioridades da gestão da prefeita Carmen Zanotto. “Mais uma vez, estamos elaborando uma festa digna da população lageana e de todos os visitantes que estiverem conosco. Nossas secretarias envolvidas e a Comissão Central Organizadora estão dedicadas a fazer um evento à altura de todas as expectativas do público. É um novo formato, um novo modelo, que acreditamos, será o melhor em diversos aspectos”, adianta a prefeita.

A separação dos editais foi pensada para atender os objetos dos certames de forma específica, incentivando que empresas especializadas possam participar das concorrências.  “Já tivemos experiências de realização apenas do Município e de realização integralmente terceirizada. Mas a exploração e divulgação dos vencedores dentro da marca já registrada da Festa Nacional do Pinhão oferecerá maior segurança jurídica aos processos e atrairá diferentes empresas, cada qual em seu segmento”, detalha o secretário chefe de Gabinete, Samuel Ramos.

A Festa Nacional do Pinhão é do Município e já está consagrada como um dos melhores e maiores eventos do Sul do país. Apesar do novo modelo, os pontos fortes da última edição serão mantidos. Como, por exemplo, a realização da Sapecada da Canção Nativa e a Sapecada da Serra Catarinense no Centro da cidade, no Calçadão da Praça João Costa, em dias de destaque dentro da programação.

Tudo estará atrelado à marca registrada e diversos pontos da cidade farão parte da Festa Nacional do Pinhão. O Recanto do Pinhão estará ainda mais fortalecido. O Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini terá maior participação. E para as edições de 2026, 2027 e 2028 o local escolhido para a realização dos shows nacionais de grande porte é o Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Após o anúncio do edital de pregão eletrônico nº: 146/2025, haverá a abertura da sessão pública, onde as empresas poderão oferecer seus lances. Esta etapa já tem data para acontecer. Será às 9h do dia 23 de janeiro de 2026. E o valor mínimo de outorga inicial anual é de R$ 420.815,16.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!