Notícia no Ato

ALESC APROVA PROJETOS DA CLIMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS E MONITORAMENTO DIGITAL DA DIABETES

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei do deputado Lucas Neves (Podemos) que cria o Programa Estadual de Climatização nas Escolas. A proposta garante ambientes adequados de estudo na rede pública estadual e busca corrigir uma deficiência histórica.

O programa prevê instalação de ar-condicionado e/ou aquecimento, melhorias no isolamento térmico das escolas, ventilação adequada e incentivo ao uso de energia renovável para tornar o sistema mais eficiente.

“O nosso programa prevê climatização, isolamento e ventilação pensados pra realidade de Santa Catarina, no frio e no calor. A ideia é oferecer conforto térmico e melhores condições nas nossas escolas”, destacou Lucas Neves.

Novas escolas do Estado deverão ser planejadas já com estrutura adaptada para climatização sustentável. O texto prioriza ainda reformas em unidades com estrutura precária, com foco na construção de prédios de alvenaria e cobertura das quadras poliesportivas com materiais que reduzam calor e ruído.

Também foi aprovado o Programa de Monitoramento Digital Contínuo de Glicemia para pacientes de 4 a 17 anos atendidos pelo SUS. O projeto prevê o uso de sensores que medem a glicose em tempo real, reduzindo as picadas no dedo e prevenindo complicações da diabetes.

“Esse dispositivo monitora em tempo real a glicose. Um alívio e tanto para quem tem a doença. Antes mesmo de virar lei, já destinei recursos do mandato para iniciar o fornecimento na nossa região pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, começando pelas crianças”, revelou Lucas Neves.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!