Notícia no Ato

Lages sedia o I Simpósio Catarinense de Prevenção e Controle do Câncer

Evento acontece no dia 13 de outubro, a partir das 8h30mim, no Centroserra Convention Center

Lages será palco do I Simpósio Catarinense de Prevenção e Controle do Câncer, um evento inédito que reunirá profissionais da saúde, pesquisadores, gestores, representantes de instituições públicas e privadas e sociedade civil dos 295 municípios catarinenses, com o objetivo de discutir estratégias integradas de prevenção, rastreamento, diagnóstico oportuno, tratamento e cuidado às pessoas com câncer. O encontro acontece no dia 13 de outubro, às 8h30min, no Centroserra Convention Center.

Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e Prefeitura de Lages, o Simpósio busca promover troca de experiências, apresentar iniciativas municipais/regionais e fortalecer a rede de atenção oncológica no estado, como foco em resultados e impacto na vida dos catarinenses.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou a importância do evento para o fortalecimento das ações de saúde em Santa Catarina. Segundo ela, sediar o Simpósio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município e uma oportunidade de ampliar a integração entre os diferentes níveis de atenção. “Encontros como esse são essenciais para fortalecer a gestão e assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Reforçam o compromisso coletivo com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento qualificado”, pontua.

A programação contará com palestras e debates que abordarão temas como o contexto da Rede de Atenção à Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina, os impactos das Leis Federais nº 12.732/2012 e nº 13.896/2019 e da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Também serão discutidos os desafios para garantir o diagnóstico e o tratamento precoce, com foco na organização do acesso aos serviços de referência em oncologia no estado, além das perspectivas de avanço na prevenção e controle do câncer em Santa Catarina e no Brasil.

Para a secretária da Saúde de Lages, Susana Zen, a realização do simpósio reforça o papel do município em ser referência em saúde pública. “É uma oportunidade de compartilhar conhecimento, alinhar estratégias e fortalecer a rede de atenção. Lages tem se destacado nesse trabalho com o Hospital e Maternidade Tereza Ramos atuando como referência no atendimento oncológico e no cuidado integral aos pacientes”, destaca.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/i-simposio-de-prevencao-e-controle-do-cancer-em-santa-catarina/3154092

Confira a programação completa

·         7h30min – Credenciamento

·         8h30min – Abertura

·         9h – Contexto da Rede de Atenção à Prevenção e Controle do Câncer em Santa Catarina;

·         10h30min – Os impactos das Leis Federais nº 12.732/2012 e nº 13.896/2019 e da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer;

·         12h15min – Intervalo para almoço;

·         14h – Desafios para garantir o diagnóstico e o tratamento precoce: organização do acesso aos serviços de referência em oncologia no estado;

·         15h30min – Perspectivas de avanço na prevenção e controle do câncer em Santa Catarina e no Brasil;

·         17h30min – Mesa de encerramento.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!