O enxadrista do Lages Xadrez Clube/FME, Mestre Charles Gauche, foi destaque na edição 2025 do Campeonato Pan-Americano Sênior, realizado entre os dias 18 e 24 de agosto, em João Pessoa (PB). Considerada uma das edições mais fortes da história, a competição reuniu 49 jogadores de 11 países, disputando as modalidades Blitz (10 minutos), Rápido (30 minutos) e Clássico (4 horas), com vagas para o Mundial de 2026, título de Mestre Internacional, norma de Grande Mestre e pontos no ranking internacional.
Representando Lages, Charles brilhou nas três modalidades. Foi campeão no Blitz, vice-campeão no Rápido e, no Clássico — prova principal do torneio — conquistou a medalha de bronze, ficando em 3º lugar das Américas, atrás apenas dos Grandes Mestres Andrés Rodrigues (Uruguai) e Darcy Lima (Brasil). Sua campanha foi consistente: cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota em nove partidas.
Com o resultado, Charles assegurou vaga no Campeonato Mundial 2026, será o representante oficial das Américas no Pan-Americano 2026 e ainda somou 29 pontos no ranking internacional. O desempenho também lhe rendeu a segunda norma de Mestre Internacional (MI) — são necessárias três, além de 2400 pontos de rating, para alcançar o título. Atualmente, Charles soma 2150 pontos.
Para o enxadrista, que passou a defender Lages neste ano, o novo ciclo tem sido decisivo:
“Ser acolhido como sou em Lages motiva demais. A vontade de vencer, que sempre tive, fica ainda maior. Que equipe maravilhosa é a lageana”, declarou emocionado.
A participação de Charles no Pan contou com o apoio do Lages Xadrez Clube, que tem patrocínio da empresa Berneck. A próxima competição do Mestre será em Blumenau, onde ele disputará, ao lado da equipe, o IRT – International Rating Tournament, entre os dias 12 e 14 de setembro.