Equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa eventos nacionais e internacionais, soma experiência e se prepara para novos desafios
A equipe Lages Xadrez Clube/FME teve semanas intensas entre os dias 27 de junho e 6 de julho, participando simultaneamente de duas importantes competições em diferentes estados. Enquanto sete enxadristas representaram Lages no tradicional Torneio Internacional de Caiobá, no litoral paranaense, outros dois jovens atletas competiram na etapa estadual dos Jesc (Jogos Escolares de Santa Catarina), realizada em Blumenau.
Em Caiobá, Charles Gauche, Marco Cordeiro, Alfeu Junior Varela Bueno, Gustavo Warmling Kayser, Diogo Duarte, Gabriel Conte dos Santos e Moacir Andrade enfrentaram adversários de alto nível, incluindo alguns dos melhores enxadristas do Brasil e representantes de outros 15 países. Durante dez dias, o grupo disputou quase 30 partidas nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico. Embora nenhum atleta tenha alcançado o pódio, o melhor resultado foi o 17º lugar de Alfeu Junior Varela Bueno no xadrez Blitz.
Enquanto isso, em Blumenau, Miguel Batalha Ferro e Lavígnia Padilha Bitencourt representaram Lages na etapa estadual dos Jesc, voltado a atletas de 12 a 14 anos. Lavígnia terminou em 7º lugar, e Miguel ficou com a 11ª colocação. Ambos fazem parte da equipe lageana que disputará a OLESC 2025.
Apesar de não subirem ao pódio, o técnico e Mestre Marco Cordeiro destacou o saldo positivo das participações. “Disputar competições de alto nível melhora nossa compreensão do xadrez e nos capacita para os desafios futuros”, afirmou Marco.
Entre os nove atletas que estiveram em atividade no período, pelo lages Xadrez Clube, sete integram o Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes de Lages.
O próximo compromisso dos enxadristas lageanos será já neste fim de semana, dias 12 e 13 de julho, em Timbó, com a disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil e do Aberto de Timbó.