Notícia no Ato

ALESC aprova Dia Estadual do Policial Científico a pedido do SINPCI

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta terça-feira (1º) o Projeto de Lei nº 0035/2025, que institui o Dia Estadual do Policial Científico, a ser comemorado anualmente no dia 21 de abril. A iniciativa do projeto é do Deputado Nilso Berlanda, apresentada a pedido do Sindicato dos Auxiliares Periciais da Polícia Científica (SINPCI).

Com a aprovação em plenário, a matéria segue agora para sanção do Governador do Estado, etapa final para que a nova data passe a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Santa Catarina, conforme alteração no Anexo Único da Lei nº 18.531/2022.

O dia 21 de abril foi escolhido por ser o Dia de Tiradentes, patrono das polícias no Brasil, figura que representa valores como coragem, justiça, sacrifício e cidadania — princípios que também norteiam o trabalho dos policiais científicos.

O projeto tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelas três carreiras da Polícia Científica de Santa Catarina: Peritos Criminais, Papiloscopistas e Agentes de Perícia (Auxiliares Periciais). Segundo a justificativa do deputado, embora algumas dessas carreiras já possuam datas comemorativas específicas, ainda não havia uma data oficial que representasse todos os servidores da instituição de forma unificada.

A proposta nasceu de uma demanda direta do SINPCI, que representa os Auxiliares Periciais e tem atuado para promover o reconhecimento e a valorização da categoria e da Polícia Científica como um todo.

A criação desta data representa um importante gesto de respeito e valorização por parte do Poder Legislativo catarinense ao trabalho silencioso, técnico e essencial dos policiais científicos na promoção da justiça e na segurança pública do Estado.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!