As Sapecadas acontecerão no final de semana dos dias 13, 14 e 15 de junho, no calçadão da praça João Costa. A transmissão será realizada em formato ao vivo pelo canal oficial da TV Câmara Lages, no YouTube
A Prefeitura de Lages, a Câmara de Vereadores e a Fundação Uniplac, oficializaram nesta segunda-feira (26 de maio), a parceria institucional para a transmissão da 31ª Sapecada da Canção Nativa e da 23ª Sapecada da Serra Catarinense. O ato foi realizado no gabinete da prefeita Carmen Zanotto, acompanhado por vereadores, membros da Comissão Organizadora das Sapecadas e representantes da universidade.
As Sapecadas acontecerão no final de semana dos dias 13, 14 e 15 de junho, diretamente do calçadão da praça João Costa, no centro da cidade. A transmissão será realizada em formato ao vivo, com qualidade profissional em alta definição pelo canal oficial da TV Câmara Lages, no YouTube.
A ação é uma realização da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Turismo, tendo a Fundação Uniplac como apoiadora cultural. “Apoiando a Festa do Pinhão, temos a universidade saindo das fronteiras e se aproximando da comunidade, pois este é o nosso propósito”, destaca o diretor da Fundação Uniplac, Carlos Eduardo de Liz.
A parceria prevê a utilização das estruturas técnicas da TV Câmara, e tem como objetivo fortalecer o caráter cultural e comunitário do evento. Em tratativas entre a Prefeitura de Lages e a Câmara de Vereadores, além das Sapecadas, outros dois shows nacionais poderão ser transmitidas pela TV Câmara. “A Sapecada não somente volta às suas raízes, mas também a mudança na data do evento prestigia o turista que visita a cidade durante o final de semana e poderá consumir a nossa cultura através de um dos maiores festivais nativistas do Sul do país”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Batalha.
A Sapecada é um dos maiores símbolos da identidade cultural da Serra Catarinense, e a união das instituições públicas reforça o compromisso conjunto com a valorização da cultura regional, a democratização do acesso à arte e o registro histórico desta importante manifestação popular. “Com certeza, este ano estaremos ultrapassando a fronteira das gerações, lembrando de nossas raízes e como tudo começou. Vamos ter muitas novidades e excelentes notícias para esta edição, enaltecendo nossa cultura, sem deixar de lado os shows nacionais que atraem o público. Quanto às Sapecadas, pelo número elevado de inscrições e a qualidade dos jurados, já podemos prever que será um festival gigante”, declara a prefeita Carmen Zanotto.
Para a secretária de Turismo, Ana Vieira, a Festa Nacional do Pinhão tem um impacto muito positivo para a economia do município, e as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense tem um papel importante para enaltecer a cultura local, atraindo turistas para o evento. “Estamos monitorando o setor hoteleiro, e já sabemos que para o final de semana em que acontecerá as Sapecadas já há um incremento nas reservas”, afirma.
Mais de 30 anos de história e record de inscrições
A edição deste ano das Sapecadas contou com 735 músicas inscritas, das quais 525 interessadas em concorrer na 31ª Sapecada da Canção Nativa e 210 na 23ª Sapecada da Serra Catarinense, superando os números dos últimos anos e as expectativas da Comissão Organizadora.
Depois de três dias de audições e avaliações, foram selecionadas as 16 composições classificadas para a 31ª Sapecada da Canção Nativa. Destas, porém, somente 12 chegarão à fase final. O mesmo acontece com as 16 selecionadas para a 23ª Sapecada da Serra Catarinense, cujos três primeiros lugares também terão participação garantida na etapa nacional, assim como a música mais popular do festival catarinense. Conheça as composições selecionadas pelo site oficial do evento: https://sapecada.lages.sc.gov.br/musicas.
A competição também se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial de Lages, com Lei aprovada com unanimidade pela Câmara de Vereadores de Lages, eternizando sua marca na história do nativismo assim como repassando seu legado para futuras gerações.