Notícia no Ato

Polícia Militar flagra supressão de vegetação nativa em Alfredo Wagner

No mês de fevereiro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou o atendimento de uma ocorrência de dano à vegetação do Bioma Mata Atlântica, na localidade de Picadas, Distrito de São Leonardo, interior do Município de Alfredo Wagner.

Durante a fiscalização, os policiais militares constataram o corte raso de árvores nativas, incluindo espécies como bracatinga, branquinho, aroeira, xaxim, entre outras espécies pioneiras da flora nativa local. A área, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, é objeto de especial preservação e foi desmatada com a finalidade de abrir uma estrada de acesso a um reflorestamento de pinus.

Destaca-se que uma das espécies afetadas pela supressão foi o xaxim, listado na Portaria nº 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente, que inclui a planta na Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Em razão dos eventos ocorridos, a área impactada foi mapeada por meio de imagens aéreas, utilizando uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS). A análise permitiu identificar que, em um trecho de aproximadamente 830 metros de extensão e uma área total de 1,11 hectares, a área foi devidamente embargada, com a formalização do Termo de Embargo, com o intuito de promover a regeneração ambiental e possibilitar a recuperação da área degradada.

Após essa avaliação, foi estabelecido contato com o responsável pela autoria do fato, e todas as providências legais necessárias foram tomadas para a regularização da situação.

A ocorrência foi flagrada no dia 7 de fevereiro, mas devido os desdobramentos foi divulgado somente agora.

Fonte: Policia Ambiental

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!