Notícia no Ato

Serra do Rio do Rastro está praticamente no escuro e colocando em risco os usuários

A iluminação na Serra do Rio do Rastro, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, está precária. A reportagem do Notícia no Ato passou pelo local, que é uma das principais ligações entre o planalto catarinense e o litoral. Calcula-se que cerca de 70% da serra esteja às escuras, necessitando urgentemente de uma ação das autoridades (Deinfra). Os postes continuam instalados, mas a maioria está apagado. Neste fim de ano, o movimento no local é intenso.

Essa situação vem colocando em risco os motoristas que trafegam pelo trecho, considerado cartão-postal de Santa Catarina e uma das mais espetaculares estradas do mundo. Em noites de neblina, a visibilidade fica muito curta, mesmo com o farol dos carros, portanto, a iluminação da serra é essencial para a segurança dos usuários. Além disso, é comum a queda de pedras sobre a rodovia, e a escuridão ajuda a agravar os riscos de choque dos carros contra essas estruturas que eventualmente possam cair sobre a pista.

Além da falta de iluminação, que merece providências urgentes por parte do Deinfra, outro problema do trecho é a falta de sanitários adequados no mirante da serra. Os banheiros do local estão imundos, sem nenhuma condição de higiene, o que ajuda a afastar os turistas que frequentam o local. A Prefeitura de Bom Jardim da Serra precisa adotar uma medida urgente para resolver essa situação, garantindo, assim, o mínimo de higiene dos banheiros do local.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!