Notícia no Ato

XADREZ LAGEANO TEM DESAFIOS ESPECIAIS ESSA SEMANA


A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, entre os dias 22 e 24 de setembro, o Floripa Spring 2023. A competição acontece no Hotel Castelmar, em Florianópolis nas categorias Sub 2400, 2000 e 1700 pontos no Ranking da FIDE – Federação Internacional de Xadrez, que disputam 06 partidas de 04 horas cada, valendo Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional.


De Lages, 05 enxadristas disputam a competição, com destaque para Gustavo Warmling Kayser, Bolsista da FME-Lages e Campeão do Satélite Floripa Spring 2023, evento que classificava para o Floripa Spring 2023. Gustavo é uma das revelações do Xadrez Lageano dos últimos anos e o maior medalhista em Joguinhos Abertos, com 6 medalhas em dois anos. Além de Gustavo, os Mestres Marco Cordeiro, Alfeu Junior Varela Bueno e o jovem sub 12 Gabriel Conte dos Santos representam a equipe Lages Xadrez Clube/FME. Marco, Alfeu e Gustavo integram a equipe dos Jogos Abertos e são Bolsistas da FME-Lages.
Já no dia seguinte do Floripa Spring, segunda feira, 25 , inicia a 22ª edição da OLESC – OLIMPÍADA ESTUDANTIL DE SANTA CATARINA, também na Capital do Estado e que reúne as melhores equipes entre 10 e 15 anos, masculino e feminino. A equipe lageana é composta por enxadristas da base do Xadrez Lageano e formará com:


Masculino Feminino
José Gustavo Salles (COC-Lages) Alice Pavão (Colégio Trilingue)
Miguel Batalha Ferro (COC-Lages) Raissa Kieski (Colégio Militar
Manoel Pereira (COC-Lages) Any Sophia da Silva (Maria Quitéria)
Lucas Buss Coutinho (Sigma) Erica Aguida Silva (COC-Lages)
Pedro Madeira Bolzan (COC-Lages) Maria Luiza de Oliveira (COC-Lages)
Cristian Emanuel (Olinkraft) Lavígnia Bitencourt (COC-Lages)

Segundo o Técnico de Lages, Professor Marco Cordeiro, a equipe está muito focada, treinando intensamente, participando de competições e com muita vontade de vencer: “Temos um grupo comprometido, forte, com espírito vencedor e que dará o máximo para trazer o maior número de medalhas para Lages”, analisa Marco, que esteve em todas as edições da OLESC como Técnico de Lages. Para Roberta Batalha, mãe de Miguel Batalha, ver o filho selecionado entre os melhores de Lages é um misto de alegria e responsabilidade: “O Professor Marco tinha pelo menos 20 meninos que poderiam estar na OLESC, então escolher o Miguel nos deixa muito felizes, mas também cientes do que vem pela frente”, destaca Roberta, confiante no potencial do filho, que em 2023 disputou mais de 20 competições.
A equipe lageana embarca dia 22 para o Floripa Spring e dia 24 para a OLESC, levando na bagagem a torcida de todos que simpatizam com o Xadrez de Lages, que há 30 anos divulga a cidade pelo estado, país e fora dele, tendo ensinado mais de 10 mil pessoas a jogar xadrez na cidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!