Notícia no Ato

XADREZ LAGEANO DISPUTA CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO EM BRAÇO DO NORTE


A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, neste sábado, 12 de agosto, em Braço do Norte, a 6ª Etapa do CIRCUITO CATARINENSE FORT ATACADISTA DE XADREZ RÁPIDO. A competição é oficial da Federação Catarinense de Xadrez, numa realização da Associação de Xadrez de Braço do Norte. Cada jogador disputará 07 partidas de 35 minutos, nas categorias Escolar (até 14 anos) e Aberto (acima de 14 anos), além das Divisões Deficientes Visuais e Deficientes Físicos, valendo Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional (FIDE).
De Lages, 31 enxadristas estarão presentes, sendo uma das maiores delegações do Estado em Braço do Norte e o evento também servirá para intensificar os treinamentos da equipe da OLESC – Olimpíada Estudantil de Santa Catarina, que acontece em setembro, onde estarão os melhores do Estado até 15 anos.

A enxadrista Raissa de Sousa Kieski, 13 anos, aluna do Colégio Militar, é uma das principais enxadristas da equipe lageana na OLESC e está focada para fazer seu melhor: “Quero jogar bem em Braço do Norte e chegar na OLESC na minha melhor forma”, destaca Raissa, que fez sua estreia na OLESC em 2022 e esse ano busca uma medalha.


Na equipe, outro destaque é Adilson Mendes França, 43 anos e que disputa a categoria Paradesporto, entre os Deficientes Visuais. Adilson aprendeu a jogar xadrez em Lages, após ter perdido a visão, isso há 15 anos e desde então, se destaca em PARAJASC e competições para não videntes: “Gosto de jogar, Lages tem um excelente ambiente de xadrez e aprendi, mesmo sem a visão, todos os movimentos, agora é tentar melhorar”, analisa Adilson, que ficou Vice-Campeão na 5ª Etapa em Florianópolis.
A equipe Lages Xadrez Clube/FME está entre as mais atuantes do estado, participando até agosto, de mais de 30 competições em 2023, nas mais diversas categorias, devido ao apoio da Prefeitura de Lages através da FME, ao empenho dos enxadristas e aos Projetos em Execução, que envolvem cerca de 200 inscritos na cidade e região.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!