Notícia no Ato

Capão Alto: Projeto “Sacola Viajante” estimula a prática da leitura em família

As unidades municipais de ensino de Capão Alto seguem inovando em suas estratégias de ensino. A Escola de Educação Básica Belisario José Luiz criou o projeto chamado “Sacola Viajante” em que os alunos do 1º a 9° anos, do Ensino Fundamental, levam livros em uma sacola para casa para ler junto aos pais ou responsáveis.  Essa abordagem visa, dentre outros aspectos, desenvolver habilidades de leitura entre os estudantes.

De acordo com a direção da unidade escolar, o projeto propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da leitura infantil, confrontando a realidade e fantasia. Além disso, a prática auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

Vale ressaltar que a leitura, sobretudo de obras literárias, é essencial no processo de ensino e aprendizagem. Além de prazerosa, a prática traz uma série de benefícios para o processo de desenvolvimento do educando. Possibilita, entre outros aspectos, a imaginação, o raciocínio, amplia o vocabulário e a visão de mundo, ou seja, representa uma ferramenta de ensino.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!