Notícia no Ato

Tito Freitas participou de reunião com governador e prefeitos de SC

O presidente da Amures prefeito de Capão Alto Tito Pereira Freitas participou na manhã desta quarta-feira (10), de reunião por videoconferência com o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde André Mott Ribeiro, presidente da Assembleia Legislativa Mauro de Nadal, presidentes de Associações de Municípios e prefeitos de importantes cidades do Estado. Na pauta, ações de enfrentamento à Covid-19.

Carlos Moisés reafirmou que a imprevisibilidade da evolução da pandemia exige avaliações e tomadas de decisões praticamente diárias e conclamou a união de todos para a superação dos obstáculos. E destacou que o objetivo é conter aglomerações e também evitar acidentes de trânsito e outras ocorrências que acabam sobrecarregando o sistema de saúde.

As autoridades estaduais falaram dos últimos decretos, notas técnicas e portarias que tratam do assunto e da necessidade de intensificar as fiscalizações. “Já identificamos outras variantes do vírus somos epicentro destas variantes. Pela característica da doença, março será muito complicado devido a velocidade da propagação da doença”, reconheceu André Mota.

As diretrizes do estado para o próximo final de semana será de manutenção de restrição de atividades e serviços não essenciais. Como as medidas a proibição de fornecimento com consumo no local de bebidas alcoólicas das 21h até as 6h e a prorrogação do uso de efetivo de 500 policiais exclusivamente para a fiscalização das medidas sanitárias previstas em decreto.

Além da Polícia Militar e Civil, também o Corpo de Bombeiros poderá fiscalizar a partir de agora. “Servidores nomeados pelos prefeitos também poderão fazer fiscalização”, observou o secretário de Estado da Saúde. A partir de sexta-feira (12), se inicia também, uma campanha massiva de combate à pandemia em todo Estado.

Para o presidente da Amures, a manutenção de medidas restritivas e intensificação de fiscalização são instrumentos indispensáveis, enquanto não há vacina pra todos. “Cada município tem de fazer sua parte cumprindo os decretos de enfrentamento à pandemia”, citou Tito Freitas.

O prefeito de Lages, Antônio Ceron fez um apelo ao Estado citando que este é o pior momento da pandemia, desde março do ano passado. “As atitudes do Estado ainda são tímidas, frente à gravidade do problema. Chapecó diminuiu 30% o avanço da doença com medidas restritivas e Lages no mesmo período aumentou 60%. Fico preocupado quando falam em abrir todas as atividades e serviços”, desabafou.

André Motta, destacou o trabalho coordenado do Governo do Estado com os municípios para garantir a aplicação das vacinas e também fazer a previsão de insumos fundamentais para o atendimento aos pacientes. “A vacina é o produto mais requisitado no mundo hoje, mas estamos atuando junto ao Ministério da Saúde para agilizar o envio de doses. É fundamental que estejamos alinhados para garantir a atenção aos catarinenses”, concluiu.

Fonte:Amures

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!