A Prefeitura de Capão Alto está adotando medidas visando a regulamentação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), órgão responsável por promover a participação da comunidade rural na elaboração e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao setor agrícola. A medida, segundo o secretário municipal da Agricultura, Kleiton Lopes, e um dos objetivos da atual gestão municipal.

Com a regulamentação, o Conselho passa a ter funcionamento efetivo, com definição de composição, competências, dentre outras iniciativas. O órgão é formado por representantes do poder públicos, 10 associações ligadas ao meio rural, dentre outros órgãos. O CMDR, segundo o secretário Kleiton, estava desatualizado desde o ano de 2020.
O CMDR tem papel estratégico na análise de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, apoio a produtores rurais, uso de recursos para infraestrutura rural, programas de crédito, assistência técnica e gestão de políticas vinculadas ao setor agrícola.
A regulamentação do Conselho, que tem como presidente Luis Alberto Falkembach, Kleiton (vice-presidente) e Cristiane (secretária), reforça o compromisso com a transparência e a participação popular, permitindo que os próprios agricultores contribuam diretamente nas decisões referentes ao setor.


