Notícia no Ato

Justiça arquiva ações contra o ex-vereador Volni Trindade, de Capão Alto

A Justiça arquivou as ações criminal e cível movidas contra o ex-vereador Volni Trindade, do Partido Progressista – PP, de Capão Alto. A defesa do ex-parlamentar conseguiu provar, junto à Justiça, que não havia motivo para o ingresso de qualquer acusação contra ele. As acusações foram feitas em 2022, quando Volni Trindade era o presidente da Câmara de Vereadores de Capão Alto.

O ex-vereador foi acusado, injustamente, de irregularidades na elaboração do projeto para transmitir as sessões legislativas ao vivo, com a finalidade de dar transparência aos trabalhos legislativos, como já é feito em vários municípios da Serra, como na Câmara de Vereadores de Lages. À época, o projeto apresentado sofreu grande resistência da oposição, sendo rejeitado pela maioria dos vereadores.

Os vereadores da oposição moveram uma ação contra o então vereador alegando falsificação do projeto. Primeiro, acionaram o Ministério Público, através de uma notícia criminal, e depois acionaram o juízo do fórum de Campo Belo do Sul.

“Frente a perseguição política que eu estava sofrendo dentro da Câmara de Vereadores, procurei apoio jurídico para realizar minha defesa no processo. Conseguimos provar junto ao Ministério Público em Campo Belo do Sul/SC e em Florianópolis, que não havia justa causa para o ingresso de qualquer notícia criminal contra mim”, lembra o ex-vereador.

Volni Trindade afirma que a ação foi arquivada, sendo sequer conhecida pela justiça por ausência de fundamentos jurídicos, tendo o Ministério Público também opinado pelo arquivamento. “Após apresentada pela minha defesa provas e contestada a ação, os acusadores tentaram desistir da ação com manobras de substituição das partes e incluíram outras pessoas que tinham título eleitoral em Capão Alto, mas sem sucesso.

Ele lembra que, após isso, “a juíza da Comarca de Campo Belo do Sul/SC entendeu por extinguir a ação”, observa o ex-vereador, destacando que, agora, sua equipe jurídica estuda quais alternativas tomar, não estando descartada uma ação contra os vereadores que o acusaram injustamente.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!