O pinhão, semente do pinheiro Araucária, é de grande importância social e econômica para as regiões do planalto catarinense, servindo de complemento de renda para muitas famílias.
No período da safra anual, a colheita do pinhão tem resultado em acidentes ocasionando ferimentos ou até mesmo a morte de pessoas. Dentre os acidentes mais comuns destacamos as quedas de cima do pinheiro, quedas de galhos ou de pinhas, choques elétricos e pessoas presas no pinheiro que não conseguem descer sozinhas.
Assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, alerta para os cuidados de segurança na colheita do pinhão com as seguintes dicas:
Procure, preferencialmente, pinhões que já tenham caído no chão, tomando cuidado com a presença de cobras, aranhas e escorpiões. Utilize luvas e botas de cano alto.
Caso necessite retirar a pinha do pinheiro, utilize varas longas, evitando subir na árvore, visto o alto risco de queda. Neste caso, use varas de madeira seca ou outros materiais não condutores de energia elétrica. Ao manejar a vara tome muito cuidado com fiações de energia elétrica, a fim de evitar choque elétrico.
Não recomendamos subir no pinheiro. Caso suba, procure utilizar equipamentos de segurança adequados, os chamados EPIs (equipamentos de segurança individual) tais como cinto de segurança, cadeirinha de alpinista, cabos de segurança, calçado com solado que dificulte o escorregamento, capacete e luvas.
Jamais suba com chuva ou com o pinheiro ainda molhado, face ao alto risco de escorregar. Também tome cuidado com choque em fiações elétricas, evite subir em pinheiros que estejam próximos ou em contato com a rede elétrica.
Jamais suba nos galhos do pinheiro, pois eles se quebram muito facilmente, bem como não utilize galhos secos ou podres para a amarração de cordas. Não colete pinhão, mesmo do chão, e não se abrigue embaixo do pinheiro em momentos de chuva, trovoadas ou temporais, visto o risco de ser atingido por raio.Sempre deixe alguém ciente em que área você vai coletar pinhão. Não faça a colheita de pinhão sozinho. Procure sempre estar acompanhado por pelo menos mais uma pessoa. Em caso de acidente essa pessoa poderá prestar o primeiro apoio e acionar o socorro.
Em caso de emergência, ligue 193!