Notícia no Ato

Bombeiros e cães que atuaram em Petrópolis são homenageados na Câmara

Na noite de 19 de maio, o Poder Legislativo Lageano concedeu honrarias aos soldados do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Luciano Warth Rangel e Guilherme Pereira Galli, e aos cães Órion e Sasuke pela atuação na operação de resgate realizada em Petrópolis-RJ, cuja tragédia resultante das fortes chuvas ocasionou a morte de 241 pessoas na cidade fluminense.

Também foram conferidas placas ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em nome do presidente Ronny Albert Westphal, pela contribuição no projeto; e ao soldado BM Tiago Soliman, que auxilia na atividade de Cinotecnia, ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento e psicologia dos cães que atuam na busca de desaparecidos em áreas rurais, de deslizamento, estruturas colapsadas, rios e lagos.

A proposição foi da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), autora do projeto de decreto legislativo 006/2022, aprovado por unanimidade na Câmara. “É com grande admiração e orgulho que enaltecemos o comprometimento e a dedicação do nosso 5º Batalhão de Bombeiros Militar, através desta homenagem singela à corporação, aos soldados aqui presentes, e ao incansável suporte que auxiliam e acalentam a toda sociedade em situações complexas de sobrevivência e solidariedade”, externou a parlamentar.

Na sequência, foi apresentada uma reportagem da TV Câmara, produzida pelo jornalista Alex Branco e o repórter cinematográfico Ricardo Barizon, que mostrou a rotina de treinamento dos binômios reverenciados na solenidade. Depois disso, houve a manifestação das autoridades convidadas a participar do evento:

“Somos um dos locais que recebe diariamente o trabalho dos bombeiros no atendimento à população. Nosso compromisso com esta instituição é pleno, amplo e o que estiver ao nosso alcance para desenvolvermos, nós vamos trabalhar juntos. O trabalho de resgate é exaustivo e o nosso compromisso é estarmos prontos no hospital para receber os pacientes que vocês salvam e trazem da melhor forma, mantendo-os vivos” – Ronny Westphal, presidente do HNSP. “Atuei por dois anos com o soldado Galli, sei da garra e da perseverança que ele tem em buscar ser sempre melhor. Com o soldado Rangel tive a honra de atuar em várias ocorrências. Fico muito orgulhoso de ver essa homenagem porque é muito merecida” – aspirante a oficial da 2ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcelo Bornhausen de Souza.

 “O 5º Batalhão de Bombeiro Militar se orgulha de possuir em seu quadro funcional dois binômios altamente qualificados, que se destacam em nível estadual e nacional, o que permite atender a população em alto grau de qualidade” – comandante interino do 5º BBM, major Mateus Muniz Corradini.“É um motivo de alegria, de orgulho e honra. Estamos aqui diante de uma excelente representação do corpo de bombeiros nesse serviço que é uma referência não só no Brasil, mas em todo o mundo. (…) São duplas que dão alento às famílias, seja em terra, embaixo d’água, em meio aos escombros, na mata, nos locais mais difíceis, correndo risco de vida” – comandante da 2ª Região do Corpo de Bombeiros, coronel Ariovaldo da Silva Pacheco.

Sobre a atividade de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O treinamento de cães para auxiliar os bombeiros catarinenses nas operações de busca e salvamento teve início em 2002, na cidade de Xanxerê. O serviço foi aprimorado em 2008, devido ao desastre climático que assolou o Vale do Itajaí. Por conter um alto padrão de qualidade técnica, os binômios catarinenses já foram convidados para atuar em desastres como os ocorridos nas cidades de Mariana-MG, Brumadinho-MG, o colapso estrutural do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e em Petrópolis-RJ.

O CBMSC utiliza animais da raça labrador por conta do olfato apurado e do comportamento dócil. Desde filhotes, eles vivem na casa de seus tutores, como membros da família. O treinamento segue critérios e padrões da Organização Internacional de Cães de Resgate, com provas adaptadas à realidade catarinense e brasileira. Ao encontrar o que é proposto, eles recebem recompensas como carinhos, brinquedos e agrados, sem nenhum maltrato. A corporação tem uma rotina de cuidado para manter a saúde física e mental dos animais: aos oito anos de vida, eles são aposentados das buscas e passam a trabalhar apenas na cinoterapia em hospitais e clínicas, além de treinarem outros cães para o serviço militar.Em Lages, o binômio composto pelo soldado Rangel e o cão Barney iniciou seu treinamento em 2016, obtendo a certificação em 2017. A dupla atuou em diversas ocorrências no Planalto Serrano e se destacou após o desastre de Brumadinho, onde trabalharam por 27 dias em janeiro de 2019. Em maio do mesmo ano, o binômio foi acionado para prestar apoio à Polícia Civil na elucidação de um possível crime de ocultação de cadáver na cidade de Içara-SC. Durante a ocorrência, Barney pulou nas corredeiras do rio Sangão e morreu afogado.Dois meses depois, a dupla formada por Galli e Sasuke ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, inicialmente lotados no município de Otacílio Costa, depois em Lages. Um mês após, Órion começou o treinamento com Rangel. Em fevereiro de 2021, os dois binômios receberam a certificação estadual – a nacional veio em agosto. Desde então, passaram a atender ocorrências em todo o território catarinense e pelo país, tal como na tragédia de Petrópolis.Após a autorização do governador Carlos Moisés da Silva, oito militares do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e seis cães de busca e resgate serviram de apoio na operação no Rio de Janeiro. A primeira etapa consistia na localização e remoção das vítimas soterradas, na qual o binômio Galli/Sasuke atuou por sete dias, encontrando 16 vítimas. Na segunda etapa, do descarte de áreas para buscas, Rangel/Órion atuaram por outros sete dias.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages).Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!