No dia 15 de março de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages iniciou as vistorias em hidrantes públicos. Esse trabalho compreende uma série de ações organizadas (tais como, reuniões, planejamento, vistorias, relatórios e cronograma) a serem desenvolvidas em todos os quartéis da área do 5º Batalhão de Bombeiros Militar com o objetivo de mapear, cadastrar e classificar o funcionamento e a indicação de manutenção dos hidrantes públicos nos municípios que compõem a região serrana.
Os hidrantes públicos são dispositivos imprescindíveis à execução da atividade de combate a incêndio, possibilitando o rápido reabastecimento das viaturas. Embora os municípios possuam hidrantes, muitas vezes, estes não estão em condições ideais de uso para as equipes de bombeiros, que necessitam de rápida resposta. Portanto as condições de manutenção e de funcionamento (acionamento, pressão/vazão) devem ser acompanhadas e encaminhadas aos Órgãos competentes para possíveis adequações.
Após a realização destes procedimentos, o Corpo de Bombeiros Militar irá alimentar o sistema E-193 Map, ferramenta de mapeamento na qual é possível georreferenciar os hidrantes públicos, bem como, registrar seus atributos e condições, possibilitando que tanto a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) quanto a própria guarnição verifiquem os hidrantes mais próximos e/ou favoráveis.
Com isso, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar reitera o seu compromisso com a população serrana de prestar um serviço de excelência, salientando que todas as medidas de prevenção ao contágio da COVID estão sendo observadas.