Na manhã desta quarta-feira (9), por volta das 10h47, uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cecília foi acionada para averiguar uma ocorrência de ataque de abelhas a pessoas e animais em uma chácara localizada na comunidade de Ubatã, zona rural do município.
Devido à dificuldade de acesso ao local, a equipe se deslocou com a viatura AR-158. No local, os bombeiros constataram a presença de uma colmeia instalada no interior da parede de um galpão, onde havia grande quantidade de madeira empilhada. O proprietário da chácara relatou que os insetos se agitaram durante a roçada do terreno, momento em que um funcionário foi atacado pelas abelhas.
Apesar do ataque, o trabalhador estava consciente, orientado e com sinais vitais estáveis, não sendo necessário atendimento médico. Infelizmente, um cachorro que estava próximo à colmeia sofreu múltiplas picadas e já se encontrava em óbito quando a guarnição chegou.
Os bombeiros realizaram orientações aos moradores sobre a necessidade de manter distância da colmeia e afastar os animais do local. Também foram acesas duas fogueiras próximas ao ponto de ataque para tentar dispersar os insetos e facilitar o retorno das abelhas ao interior da colmeia.
Por fim, foi recomendado ao proprietário que atividades como roçadas sejam feitas preferencialmente no período noturno, quando as abelhas estão menos ativas, reduzindo o risco de novos ataques.
Com informações do Corpo de Bombeiros