morauto_export WhatsApp-Image-2017-09-05-at-10.23.43 prefa-aok
camaralages_export
Participe pelo nosso WhatsApp

(49) 9 9119-9209

Hora local

Aprimoramento-do-servico-de-transporte-escolar-por-vans-em-Lages-3-LargeNa tarde de 12 de julho a presidente da Câmara de Vereadores, Aida Hoffer (PSD), realizou uma reunião com representantes da Associação dos Condutores de Transporte Escolar e Alternativo de Lages (Actreal), da Diretoria de Trânsito e da Procuradoria Geral do Município a fim de se discutir questões administrativas e práticas referentes ao serviço na cidade.
 “O encontro foi muito produtivo, pois as diferentes partes envolvidas puderam expor as angústias, o que é cabível ou não dentro do aspecto legal, e o que pode ser modificado para aprimorar o serviço. Esta é uma reivindicação antiga da classe e alguém precisa dar o primeiro passo para que o serviço possa ser regulamentado através de um anteprojeto de lei”, explicou a presidente Aida, que ressalta que o Poder Legislativo não pode se eximir dos assuntos de interesse público.
Os condutores trouxeram à pauta uma série de reivindicações que acreditam que podem racionalizar e desburocratizar o transporte escolar no município, entre elas: a consolidação dos vários decretos que regem o serviço em uma lei específica, regulamentada pela Câmara, para garantir mais segurança jurídica; a unificação das vistorias exigidas por diferentes órgãos dentro do município (atualmente são três, duas vezes ao ano) e a possibilidade do credenciamento de mais empresas para realizar as vistorias para que se diminua o valor cobrado; a responsabilidade à cargo da Diretoria de Trânsito sobre o assunto, já que diferentes aspectos do transporte escolar estão pulverizadas entre a Diretran e às secretarias de Educação e do Meio Ambiente; maior fiscalização do poder público para tirar de circulação vans irregulares, sem identificação e os monitores exigidos para o transporte; limitação no número de veículos para o serviço de acordo com o número de alunos; a disponibilização de vagas mais adequadas para o embarque e desembarque das crianças, etc.
Participaram da reunião o procurador adjunto do município, Eloi Ampessan Filho; a diretora de Trânsito, Soraya Ramos Figueiredo; o consultor jurídico da Câmara, Tiago Lemos Lopes; os assessores parlamentares Anelise Miranda (ver. Gerson) e Natan Padilha (ver. Aida); e representando as transportadoras o presidente da Actreal, Luiz Fernando Padilha, Andrigo Souza, Célio Andrade e Helena Xavier. Um novo encontro sobre o assunto deve acontecer na próxima quarta-feira (19).