morauto_export Moto-Center-Bike_aprovado lages_jasc_blog_700x100px
camaralages_export
Participe pelo nosso WhatsApp

(49) 9 9119-9209

Hora local

dia-da-micro-e-pequna-empresa
As empresas de micro e pequeno porte representam 99,1% dos negócios em Lages. Em agosto deste ano, o município contava com quase 6 mil delas. Para comemorar o dia em que o país todo reforça a importância desse público para a economia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) fez algumas ações de relacionamento. Durante todo o dia, empresários receberam visitas e presentes dos colabores do Sebrae. Em frente ao escritório regional, um tenda foi montada para recepcionar os empresários com sessões de massagem e lanches feitos especialmente para a data. À noite foi realizada mais uma sessão do Cine Empreender em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade foi exibido o filme Gigantes do Brasil, que conta a história do conde Francisco Matarazzo e de outros três grandes empreendedores que mudaram o país na virada do século 19 e no começo do 20.
 
Sobre a data
Ela foi criada em 1999 para marcar a sanção do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). Do estatuto vieram grandes alterações que mudaram a vida das MPEs. Em 2006, entra em vigor a lei do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às MPEs, que unifica oito tributos em um único boleto. Em 2014, a grande conquista: a aprovação da Lei 147/14, que trouxe nada menos que 81 alterações importantes com impactos significativos no dia a dia das empresas. 
Neste mesmo ano, o Sebrae estimou que essas empresas movimentam mais de 25% do PIB brasileiro e empregam 52% dos trabalhadores de carteira assinada. No Brasil existem cerca nove milhões de empresas de pequeno porte.
 
 
Catarinas Comunicação