Notícia no Ato

Prefeito de São Joaquim integra nova diretoria executiva da Fecam

Prefeitos de todas as associações de municípios de Santa Catarina elegeram nesta quarta-feira (31) a nova diretoria da Federação Catarinense de Municípios – Fecam para gestão 2018/2019. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni foi conduzido à presidência da entidade. Da Serra Catarinense, integra a nova diretoria, o prefeito e São Joaquim Giovani Nunes como 2º secretário.

Durante a solenidade foram empossados também, a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá, Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, como 3º vice-presidente e o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, como 1º secretário.

A eleição aconteceu na Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou que um dos principais desafios será fortalecer a instituição e aprofundar o diálogo com os prefeitos. Morastoni falou sobre alguns dos eixos de atuação da nova direção da entidade municipalista. Entre eles, avançar na reestruturação da Fecam; aprofundar o diálogo com os prefeitos e as bases regionais; aprofundar processos de negociação e reivindicação em defesa dos interesses dos municípios e fortalecer a rede de desenvolvimento regional por meio das Associações de Municípios.

“É no dia a dia das cidades que podemos medir o grau de desenvolvimento da nação. Hoje iniciamos um novo desafio e eu proponho uma gestão compartilhada, com articulação permanente com as associações de municípios”, destacou Morastoni.

O novo presidente também disse que uma de suas propostas será a criação de câmaras técnicas para buscar soluções para problemas comuns, como no caso da saúde.

Foi composto, ainda, o Conselho Fiscal por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.

O presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zili prestigiou a solenidade da Fecam e reivindicou à nova diretoria ação forte junto aos deputados federais e senadores para mudar a Lei das Licitações. “Ela tem 25 anos de existência e deve passar por uma ampla reforma no Congresso. Está defasada e provoca insegurança jurídica tanto para gestores quanto para particulares que desejam contratar com o poder público”, comentou.

Os prefeitos de Rio Rufino Thiago Costa e de Bom Jardim da Serra Serginho Rodrigues de Oliveira também participaram da solenidade e cumprimentaram a nova diretoria da Fecam.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário