Notícia no Ato

Comissão aprova habilitação de Lages para os serviços de cardiologia

Com a confirmação, toda a região serrana se beneficia com os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na área da cardiologia

A secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, confirmou nesta segunda-feira (18 de dezembro), após reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne o colegiado de secretários municipais de Saúde do Estado em Florianópolis, que foi aprovada a habilitação dos serviços de cardiologia para Lages, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes procedimentos, inclusive cirúrgicos, serão realizados pelo Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e a clínica responsável, a Cardiolages. De acordo com Odila, estas tratativas já ocorriam desde 2011. “Em anos anteriores o município não possuía esta habilitação com o Ministério da Saúde. O que tínhamos era um contrato, junto com o Governo do Estado e a clínica Cardiolages. A referência nestes serviços é a cidade de Rio do Sul, mas a demanda é muito grande e a demora no atendimento é uma consequência”, disse.Com relação à estrutura para os serviços cardiológicos, a secretária ressalta que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres oferece todas as condições necessárias. “Na última quinta-feira tivemos, com muito sucesso, a primeira cirurgia na área da cardiologia de alta complexidade em nossa cidade. Isto comprova nossa capacidade para receber os serviços.”A documentação de habilitação de Lages para os serviços de cardiologia, através do SUS, está toda completa. “Agora aguardamos que o Ministério da Saúde oficialize esta decisão da CIB o mais rápido possível para iniciarmos com os serviços que beneficiam os pacientes lageanos e também de toda Serra Catarinense.”

O que é a CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

Atuação da Cardiolages

A Cardiolages é referência na sua região de abrangência quanto à realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em hemodinâmica. A Cardiolages disponibiliza profissionais altamente qualificados nas diversas áreas da alta complexidade cardiovascular.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário