morauto_export WhatsApp-Image-2017-09-05-at-10.23.43 prefa-aok
camaralages_export
Participe pelo nosso WhatsApp

(49) 9 9119-9209

Hora local

Os telefones úteis são: 98406-2980 (Defesa Civil) e 98406-4037 e 99921-1125 (Abordagem Social)

WhatsApp-Image-2017-07-16-at-210344

Por solicitação do prefeito Antonio Ceron e do vice Juliano Polese, preocupados com a previsão de queda brusca de temperatura a partir desta segunda-feira (17), podendo ocasionar até neve, a equipe da Defesa Civil de Lages se reuniu na noite deste domingo para traçar um plano de ações. O objetivo é proteger pessoas em vulnerabilidade social, principalmente moradores de rua. O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

A primeira providência, que já vem sendo planejada há cerca de dois meses e será colocada em prática, foi montar uma casa de acolhimento provisória para pessoas desabrigadas. A casa foi alugada e será utilizada para este fim por um período de dois meses. Está localizada na Rua Moisés Furtado, no Centro, próximo a APAE e antiga Diretran. O horário de funcionamento será das 19h às 7h, onde os abrigados terão total assistência, como alimentação, cama e banho.De acordo com o Executivo da Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza, serão realizadas rondas pelos principais pontos da cidade, principalmente na noite desta segunda para terça-feira, com objetivo de recolher os moradores de rua para que sejam encaminhados aos abrigos. “Trabalhamos na precaução de acidentes durante eventos da natureza. As previsões alertam para o frio intenso, por isso nos antecipamos para ajudar a quem mais precisa”, destaca Jean.Lages também conta com o Centro de Referência para População em Situação de Rua de Lages, o Centro Pop, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação, que atua no apoio de pessoas que necessitam de abrigo provisório. Os telefones úteis neste evento de frio são: 98406-2980 (Defesa Civil) e 98406-4037 e 99921-1125 (Abordagem Social).Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina:

Alerta para frio intenso
A partir desta segunda-feira (17), a temperatura começa a cair bruscamente em todas as regiões de Santa Catarina, havendo chance de neve nas áreas altas do Estado e geada nos dias seguintes.

Essa mudança é ocasionada pela chegada de uma massa de ar polar na região Sul do país. Importante ficar de olho nos alertas e conferir as dicas para enfrentar as baixas temperaturas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.