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A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira (1) o projeto de lei 046/2017, que declara de utilidade pública a Associação Desportiva Pedro Borsatto. O título garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Desse modo propicia, entre outras coisas, acesso a verbas públicas. Assim que anunciada a aprovação do documento proposto pelo vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), dezenas de crianças, pais e professores vibraram com a conquista.
O projeto social idealizado pelo professor Luciano Borsatto, desenvolve suas atividades desde o ano de 2012 e atende aproximadamente 350 alunos, com aulas totalmente gratuitas e professores voluntários. São meninos e meninas entre 5 e 15 anos que participam das aulas de futsal e basquete. “Estamos extremamente felizes com essa aprovação. Esperamos que o projeto cresça e portas se abram para que a entidade possa receber recursos para aplicar no desenvolvimento do esporte em nosso município”, comemorou Borsatto.
A escolinha tem sua sede localizada na rua São Joaquim, 744, no bairro Copacabana. Os treinos acontecem todas as terças e quintas-feiras, pela manhã e tarde, no ginásio da igreja São Judas Tadeu. Sem fins lucrativos, o projeto sobrevive de doações e ações realizadas pela própria associação. “Importante para a cidade que os trabalhos se mantenham, trazendo benefícios às crianças. Torná-la de utilidade pública dará à Associação a possibilidade de continuar seus trabalhos com a mesma qualidade e zelo que sempre foi desde a sua fundação”, enfatizou o vereador Gerson.

Pedido-de-informaco-a-Secretaria-Municipal-da-Educaco-e-apresentado-na-Camara-1-1Apresentado na sessão de terça-feira (1), o pedido de informação 089/2017 questiona o Executivo Municipal sobre a possibilidade de fornecimento das folhas ponto dos servidores da Secretaria Municipal de Educação. Autor do pedido, o vereador Jair Junior (PSD) requer ainda uma relação dos funcionários da referida pasta. 
Segundo o autor da matéria, esse é o segundo documento tratando do mesmo assunto que é elaborado à referida secretaria, uma vez que as respostas enviadas não foram suficientes para elucidar as dúvidas expostas. Os vereadores aprovaram a solicitação que será encaminhada ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD). O prazo para responder as novas indagações é de até 30 dias. As perguntas são as seguintes:
 
1.    É possível que sejam fornecidas as folhas pontos que se encontram à disposição no "Departamento de Recursos Humano da Prefeitura", Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, gabinete da Secretária de Educação ou qualquer lugar do Poder Executivo Municipal? Caso seja positivo, favor encaminhar.
2.    É possível que seja enviado a relação dos funcionários da Secretaria de Educação, informando se o servidor é efetivo, contratado, efetivo em função de confiança ou comissionado? Caso seja positivo, descriminá-los.

Está sendo instalado novo cabeamento para o uso da Internet no local. A previsão é de que o atendimento volte à normalidade a partir de segunda-feira (7)

Atendimento-no-Bolsa-Famlia-estar-suspenso-nesta-quinta-e-sexta-feira-2A Secretaria de Assistência Social e Habitação informa que os atendimentos realizados pelo Programa Bolsa Família em Lages precisarão ser suspensos nesta quinta e sexta-feira (3 e 4). A medida precisou ser tomada devido à instalação de novo cabeamento para o uso da Internet, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados à população. A previsão é de que o atendimento volte à normalidade a partir de segunda-feira (7).

O Programa Bolsa Família funciona junto à sede administrativa da Secretaria, que está localizada em novo endereço, ao lado da praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana.

Fotos: Daniel Costa

Na assinatura da ordem de serviço, o prefeito Antonio Ceron assegurou que essa é uma das prioridades na área da saúde

Obras-da-UPA-so-retomadas-5A conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), umas das obras mais aguardadas na área da saúde foi retomada na manhã desta quarta-feira (02). O prefeito Antonio Ceron assinou a ordem de serviço para a execução do cronograma físico/financeiro da obra, que já deveria ter sido entregue à população há mais de três anos.“Temos uma empreitada difícil daqui pra frente, mas não vamos descansar enquanto não pudermos oferecer um serviço de qualidade à população. Porque hoje a prefeitura é responsável por todo o custo de operação do Pronto Atendimento Tito Bianchini e do Hospital Infantil Seara do Bem, mas as estruturas já não comportam as demandas”, ressaltou Ceron em sua fala durante a assinatura do documento, que ocorreu no bairro Universitário, local onde a UPA está sendo construída.Com um custo total estimado em quase R$ 3 milhões de reais, sendo a maior parte dos recursos oriundos do governo federal, o município precisou renegociar junto ao Ministério da Saúde, um novo prazo para entrega da obra. Para a conclusão dos serviços previsto para março de 2018, o município fará um repasse mensal de R$ 300 mil reais para a empresa Evoluta.

Obras-da-UPA-so-retomadas-7“Quero destacar a sensibilidade e a vontade política do prefeito Antonio Ceron, pois aguardamos essa obra desde 2014. Caso não tivéssemos conseguido reverter, teríamos que devolver os recursos já aplicados. Além disso, não temos como ampliar a estrutura física ou os serviços oferecidos no Pronto Atendimento”, destacou Odila Waldrich, secretaria de Saúde.Quando estiver pronta, a UPA funcionará 24h como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e porta de urgência hospitalar, além de desafogar o fluxo intenso do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini. No local serão ofertados serviços médicos que compõe a rede organizada por pediatria, ortopedia, atendimento em odontologia e salas de observação tanto pediátrico, como adulto, entre diversas outras assistências.

Fotos Marcelo Pakinha


Nas reuniões realizadas até agora, as comunidades aprovaram por aclamação a medida, consolidando o sucesso da decisão

Emancipaco-das-Comunidades-Rurais-Organizadas-e-aprovada-nas-localidades-3Com objetivo de apurar as necessidades e anseios da população que reside no meio rural do município, a Secretaria de Agricultura e Pesca está promovendo encontros nas comunidades do interior.Ao todo são 19 localidades, sendo que 11 já foram visitadas. São reuniões para explicar a necessidade de emancipação das Comunidades Rurais Organizadas (CROs), em que todas elas terão, a partir de agora, autonomia para trabalhar com o apoio da Secretaria, através do secretário Osvaldo Uncini e toda equipe técnica.Nas reuniões realizadas até agora, as comunidades aprovaram por aclamação a medida, consolidando o sucesso da decisão. As localidades onde já houve reunião foram Rincão do Perigo, Macacos, Santa Terezinha das Pedras Brancas, Mangueirão, Cadeados, Gramados, Índios, Santa Terezinha do Boqueirão, Tributos, Lambedor e Entrada do Campo.

Confira onde serão as próximas reuniões:

 

 

 

04/08 – Pelotinhas, às 14h, na casa do presidente (Sr. Deonísio)

05/08 – Três Árvores, às 10h, no salão da igreja

05/08 – Mirante, às 14h, no salão da igreja

08/08 – Rancho de Tábuas, às 14h, no salão da igreja

08/08 – Santa Catarina, às 14h, no salão da igreja

10/08 – Santa Terezinha do Salto, às 14h, no salão da igreja

10/08 – Ilhota do Salto, às 14h, no salão da igreja

10/08 – Passo dos Fernandes, às 14h, no salão da igreja