anunciomorauto
gsovos Agua Mineral EMP Oliveira aluminio ccc
anunciennonovo3

Amures e Fecam fazem capacitação de portais de internet

DSC_0056.jpg

Responsáveis pelos portais das prefeituras da Serra Catarinense participaram nesta segunda-feira (20) no auditório da Amures, de uma capacitação voltada aos serviços de tecnologia vinculados à Federação Catarinense de Municípios – Fecam. O treinamento foi coordenado por Michel Silveira Raupp, integrante do grupo de Tecnologia da Informação da Fecam.

A maioria dos municípios enviou técnicos para acompanhar a capacitação, cujos temas foram: Portal Municipal; Portal de Acesso a Informação (LAI); Portal do Turismo e Provedor de E-mail. A secretária executiva da Amures Iraci de Souza falou da importância da capacitação, para que os municípios possam disponibilizar de informações e transparência ao cidadão.

“É meta do presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, auxiliar os municípios para que se instrumentalizem a cumprir com os preceitos legais e esse é um deles. Nesta parceria com a Fecam oferecemos aos municípios, a possibilidade de implantar os serviços dos portais de internet e tornar as administrações mais modernas e eficientes”, disse Iraci de Souza.

A equipe de Tecnologia da Informação da Amures também passará a dar suporte técnico para a criação e configuração dos e-mails dos municípios. A capacitação iniciou às 9 horas e terminou às 17 horas com exercícios práticos e simulações que permitirão às prefeituras melhorar o sistema de gestão pública.


Por Oneris Lopes

Amures apoia iniciativa da FCDL de fomento econômico regional

Reuni___o_FCDL__5_.JPG

Diretores das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL`s) dos municípios da Serra Catarinense, lideranças políticas e convidados participaram na tarde desta segunda-feira (20), de Reunião Metropolitana de Lages para elaboração de uma pauta de prioridades que estimule o desenvolvimento da microrregião.

Coordenada por Ivan Tauffer e pelo vice-presidente distrital da FCDL/SC, Olair Klemtz a reunião na Pousada Rural do Sesc definiu como ações regionais a serem encampadas, o Festival de Inverno da Serra Catarinense, a duplicação da BR-282, e as Feiras Itinerantes.

A proposta da reunião foi mobilizar as lideranças para busca de soluções conjuntas para demandas antigas que não estão sendo atendidas. No caso da Serra Catarinense, integram a Região Metropolitana 23 municípios, 357 mil habitantes, 18 CDL`s e 2.256 empresas associadas.

O prefeito de Lages Antônio Ceron elogiou a iniciativa da FCDL e colocou a prefeitura a disposição para colaborar em eventuais parcerias. E citou a Festa do Pinhão como um grande evento de fomento ao turismo.

“O que devemos fazer é com que o turismo seja tratado como uma atividade econômica e precisa ter raízes e não se pode desprezar as raízes da Serra Catarinense”, defendeu o prefeito de Lages. Da mesma forma o presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, disse que o turismo é prioridade na Amures.

E lembrou que nesta terça-feira (21), haverá reunião para tratar exatamente sobre turismo regional. “Nossas equipes já estão trabalhando um calendário regional de eventos, projetos integrados e este diálogo é importante para aproximar ações comuns de entidades com mesmo objetivo”, frisou o presidente da Amures.

Um documento com as reivindicações regionais será produzido pela FCDL para ser encaminhada ao governo do Estado e ao Fórum Parlamentar Catarinense. A reunião teve ainda, a participação do secretário executivo da ADR de Lages, João Alberto Duarte e dentre outros convidados, os deputados estaduais Gabriel Ribeiro e Nilson Berlanda.


Por Oneris Lopes 

Mutirão de limpeza do rio Carahá reforça a consciência ambiental

A Secretaria dos Serviços Públicos e Meio Ambienta dará continuidade à limpeza às margens do rio Carahá

Mutir__o_de_limpeza_do_rio_Carah___refor__a_a_consci__ncia_ambiental__2_.jpg

Na verdade o mutirão de limpeza das margens do Rio Carahá, neste primeiro momento, foi mais um ato simbólico com o objetivo de despertar a consciência ambiental e a responsabilidade social da comunidade. A iniciativa realizada na manhã desta quarta-feira (20) foi do SEST/SENAT e da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Participaram da ação alunos do Colégio Industrial, que atuam no projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, além de voluntários de inúmeras empresas e funcionários da Prefeitura. Mesmo sendo uma ação simbólica foi recolhida em um pequeno trecho, quase uma tonelada de entulhos.

A atividade começou às 9 horas em encerrou perto das 11, e foi realizada apenas no trecho que se estende desde o cruzamento com a Avenida Presidente Vargas até proximidades do Sindicato das Transportadoras do Planalto (Sitiplan), localizada à margem da Avenida Carahá. “Fica o agradecimento à participação dos voluntários pelo comprometimento ao bem estar do meio ambiente e da sociedade, justamente neste mês em que é dedicado à responsabilidade socioambiental”, salientou o secretário Euclides Mecabô.

Os participantes na ação: SEST/SENAT, Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente; alunos e professores do Colégio Industrial; escoteiros, e representantes das empresas Reunidas, RT, Transbev, Transmarcon, Dupla Química, Fabris e Binotto.

Esperadas no mínimo 700 participantes na corrida rústica do Jocol

O percurso será de aproximadamente cinco mil metros, com trajeto estipulado e mapeado pela direção do Jocol.

 Esperadas_no_m__nimo_700_participantes_na_corrida_r__stica_do_Jocol___2_.jpg

Desde o dia 13 deste mês estão abertas as inscrições para a corrida rústica/atlestismo dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol), seguindo desta forma até o dia 8 de março. A corrida rústica será realizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) no dia 12 de março, com saída às 10h na parte lateral do Ginásio Municipal Jones Minosso, com supervisão do superintendente da Fundação, Nilson Cruz. Serão 12 categorias - sete masculinas e cinco femininas: masculinas - até 16 anos; até 25; até 30; até 35; até 40; até 45, e acima de 45 anos. Femininas - até a categoria 4 são a mesma faixa etária das masculinas. A categoria 5 corresponde a acima de 35 anos.

As inscrições são gratuitas e é permitida a participação de pessoas com idade a partir de 11 anos. No próprio dia 12, a partir das 8h até as 9h30min, na Fundação de Esportes, junto à Comissão Organizadora, devem ser retirados os Kits Cronometragem, compostos por um chip, numeração de peito, amarradilhos, alfinetes e envelope explicativo lacrado com etiqueta nominal para cada um. O chip serve para marcar a saída, percursos e chegada, instrumento de contribuição para definição de resultados. “A corrida existe desde que foi fundado o Jocol e sempre foi bem aceita. Em 2016 houve adesão de 700 participantes. Esperamos no mínimo esta quantidade para esta edição. É um evento eclético, para homens e mulheres de todas as idades, na promoção do esporte e da vida saudável”, conclui o gerente do Jocol, da Fundação Municipal de Esportes (FME), Benedito Carvalho Moura (Dito).

Dito esclarece que este será o evento de estreia do Jocol em 2017 e para efetivar as inscrições os interessados devem apresentar documento de identificação com CPF. As pessoas interessadas em participar devem apresentar algum comprovante de ligação com o município de Lages: moradia ou trabalho, pois o objetivo é contemplar quem reside ou atua em Lages, evidenciando os talentos e esportistas da terra. A premiação será troféu para os três primeiros lugares de cada categoria e medalhas para o quarto e quinto lugares, além de troféu geral. Do 1º ao 6º colocado na classificação final marcarão pontos na classificação da modalidade, e 1º, 2º e 3º na classificação geral masculina e feminina.

 

Caminho de cinco quilômetros

 

Ao todo serão cinco quilômetros a serem percorridos durante 20 minutos, em média. O percurso começa na parte lateral da estrutura esportiva do Minosso, na rua José Mariano da Silva e prossegue pela avenida Antônio Ribeiro dos Santos, bairro Várzea, em direção à rua Álvaro Neri dos Santos (Habitação) até a junção à avenida Belizário Ramos (Carahá), seguindo pela avenida Dom Pedro II, de onde os corredores continuam cumprindo o trajeto até a avenida Marechal Castelo Branco (bairro Universitário), passando em frente à Uniplac e seguindo até a rótula do Posto Ferrovia, entrando na avenida 1º de Maio (Popular), em direção à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), seguindo pela rua Silvino Duarte Júnior,  passando em frente ao Supermercado Klöppel e da igreja de Nossa Senhora das Graças (Universitário), com chegada ao lado do Jones Minosso, no mesmo ponto da largada.

 

Futebol tradicional

 

As inscrições para as modalidades do Jocol iniciaram no dia 13 de fevereiro. O futebol foi organizado com a criação de duas categorias: Especial e a 1ª Divisão. Em cada uma delas, 20 equipes têm vagas garantidas. No ano passado, eram classificadas a partir das divisões “A” e “B”. A proposta deste ano limitou um pouco a participação das equipes da antiga Série C. Neste caso, como em todos os anos, as agremiações conquistavam as vagas pela ordem de chegada. E, neste ano, o mesmo critério foi mantido. Mais 44 equipes vão se somar às 40 com vagas garantidas pela norma de classificação. A abertura do Jocol acontecerá em 18 de março.

Para este ano, o calendário esportivo, além do Jocol, terá também os Jogos Escolares de Lages e a retomada do Parajocol, visando à inclusão de atletas portadores de deficiência.

Também está prevista a realização do Jocolzinho, com a participação de no máximo 16 equipes, nas modalidades de futebol sete, com crianças em idade de 12 a 15 anos, e futebol de campo, de 14 a 17 anos. Haverá o retorno do futebol feminino. Ao todo serão 22 modalidades, com a expectativa da participação superior a quatro mil atletas. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 24 de fevereiro. Cada equipe participante deverá doar cinco quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) ou seis caixas de leite longa vida. A arrecadação será destinada ao Programa Lages 100 Fome.

Contorno do Tanque é demarcado para caminhadas

Quem caminha pelo Tanque, no centro de Lages, pode agora ter o controle da extensão percorrida

Meio_Ambiente_Tanque_tem_marca____o_para_caminhada__2_.JPG

Cartão postal de Lages, o Tanque (Parque Jonas Ramos), é um espaço ideal para caminhadas, mais especialmente aquelas recomendadas pelos médicos e fisioterapeutas. Isto porque o espaço é plano e sobretudo pelo fato de sua beleza natural: um lago rodeado de árvores e canteiros de flores, onde as pessoas buscam a sombra e os gramados para momentos de tranquilidade e relax mental. Apropriado para fuga da correria e do estresse urbano. Caminhar neste espaço, portanto, é unir o útil ao agradável.Neste contexto, e atendendo pedidos de pessoas que andam por ali, periodicamente, o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá), determinou a demarcação da circunferência do Parque, incluindo o entorno do lago do Tanque.“Ao todo, o contorno do Parque Jonas Ramos mede 670 metros. Demarcamos este espaço de 50 em 50 metros, para que as pessoas possam saber ao certo quanto metros de caminhada estão fazendo. Desta forma elas conseguem seguir à risca a orientação médicaem seus exercícios”, observaTchá-Tchá.“Geralmente, quem caminha no Tanque é lageano que vive e aprecia as belezas do lugar. Sem dúvida o local é arejado, bonito, aconchegante. A marcação da metragem das calçadas é um detalhe a mais a contribuir para uma perfeita caminhada recomendada pelos médicos”, observa o secretário do Meio Ambiente.

Moradores do Santa Catarina sofrem com esgoto a céu aberto com obra inacabada

20170217_073034.jpg

Rua Osvaldo Aranha, bairro Santa Catarina

Como se pode, literalmente, falar em Saúde, quando nem sequer as pessoas que estão ligadas ao segmento, valorizam essa atividade que tem tudo a ver no dia-a-dia da população. O maior exemplo do desleixo está no bairro Santa Catarina, uma obra que teve início na administração municipal anterior. Passaram os dias, e a obra até hoje não terminou. Agora na responsabilidade do então prefeito Antônio Ceron. PSD. Não se pode entender, como uma empresa empreiteira e também como a secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Lages, fazem descaso à situação que se encontra a obra de saneamento básico iniciada na gestão do ex-prefeito Elizeu Mattos que se propunha a solucionar a questão do tratamento de esgoto do bairro Santa Catarina. Infelizmente, o que tinha tudo para melhorar o segmento da Saúde, ficou pior. Hoje, com esgoto a céu aberto, a população daquele bairro corre o risco de ser contaminada com o vírus da Dengue e outras epidemias.

20170218_082623.jpg

Rua Frei Nicodemos, bairro Centenario

A porquice está lá, à disposição de quem quer que seja. A secretaria de Obras tem culpa pela situação em que algumas vias públicas se encontram, mesmo onde trafegam onibus do transporte urbano. Lá estão, buracos e valetas colocando em constante perigo os pedestres e motoristas que por lá circulam. Iniciaram uma revitalização da rua. Não terminaram. As fotos comprovam. A campanha eleitoral já passou. Pessoas que eram do partido da administração municipal anterior, já que aderiram à atual gestão, pelo menos, então, colaborem para que a obra tenha o seu final e a população do bairro Santa Catarina não sofra com a falta de atenção das autoridades da saúde pública e também a de Obras. Dizem por aí que há um acordo entre Semasa e secretaria de Obra par que trabalhem juntos. Onde uma faz buraco, a outra tem que tampar. Imaginem se não houvesse esse acordo que até agora não funcionou. Será que um dia vai funcionar?

a_1__2_.jpg

a_1__4_.jpg

Câmara solicita implantação do projeto de prevenção e contenção das cheias

C__mara_solicita_implanta____o_do_projeto_de_preven____o_e_conten____o_das_cheias_2.JPG

Apresentado pelo vereador Gerson Omar dos Santos (PSD) na terça-feira (14), a moção legislativa 020/2017 solicita a implantação de um projeto de prevenção e contenção às cheias. Já discutidos nas gestões anteriores, o projeto objetiva diminuir os alagamentos na cidade.Estudos analisando a velocidade da água, a quantidade de chuva, além de outros aspectos, foram realizados e os técnicos entenderam que fazendo a contenção dos cinco afluentes do rio Carahá, a redução nas enchentes pode ser de até 80%.  Segundo dados de 2013 da Defesa Civil, 13 bairros sofrem com as ações das chuvas e mais de três mil pessoas são atingidas por alagamentos ou deslizamentos.O orçamento para a realização da obra já está encaminhado para 2017. Serão R$ 3 milhões de origem do município, através da emenda aditiva número 003/2016, da Lei Orçamentária Anual, e outros R$ 2.5 milhões repassados do Governo do Estado. "Nós legisladores temos que cobrar do Poder Executivo a aplicação desses recursos e a execução do projeto para que os problemas causados pelas cheias em Lages possam ser amenizados e as famílias atingidas possam viver em segurança" destaca Gerson. 

Executivo decreta ponto facultativo no feriado de Carnaval

Durante o ponto facultativo, todas as unidades escolares estarão fechadas. Na área da saúde estará funcionando o pronto-atendimento Tito Bianchini, em caráter emergencial, considerando que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas

Executivo_decreta_ponto_facultativo_no_feriado_de_Carnaval.JPG

O prefeito do município de Lages, Antonio Ceron, no uso da competência privativa que lhe confere o art. 94, da Lei Orgânica, estabelece que seja ponto facultativo em todos os órgãos do poder executivo municipal nos dias 27 e 28 de fevereiro, uma segunda e terça-feira de Carnaval. O atendimento voltará em sua normalidade no dia 1° de março, Quarta-feira de Cinzas.Durante o ponto facultativo, todas as unidades escolares estarão fechadas, tanto as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) quanto os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). As aulas retornam normalmente na quarta-feira (1°).Na área da saúde estará funcionando o pronto-atendimento Tito Bianchini, em caráter emergencial, considerando que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas.A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e a Defesa Civil manterão plantões 24 horas. Serviços como a coleta seletiva de lixo e as funções relacionadas ao trânsito também funcionarão normalmente.Os órgãos que cumprem expediente em dois turnos, na quarta-feira, prestarão atendimento somente no período vespertino, conforme horário definido pelas respectivas secretarias.

Telefones úteis:

Semasa: 115

Defesa Civil: 199

Pronto-atendimento Tito Bianchini: 3251-7601 

Serviços de limpeza e roçadas são intensificadas

O trabalho tem sido intensivo, priorizando locais de grande concentração de crianças

Servi__os_de_limpeza_e_ro__adas_s__o_intensificadas__2_.jpg

Nesta semana, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente priorizou o trabalho de limpeza pública junto às escolas, parques infantis, Centros de Educação Infantil Municipal e Unidades Básicas de Saúde. Equipes de homens e máquinas encontram-se desde segunda-feira realizando este trabalho, de forma intensiva, tendo em vista o período de volta às aulas (início do ano letivo). Segundo o secretário Euclides Mecabô (Tchá-Tchá), quinze roçadeiras estão sendo utilizadas e o trabalho tem sido intenso. “A prioridade é para os locais onde há concentração de crianças, para garantir a segurança, evitando, através da limpeza e roçada, a proliferação de animais peçonhentos”, comenta Tchá-Tchá.

Prefeitura convoca 60 agentes comunitários de saúde

A convocação é referente ao Processo Seletivo realizado em 2016

arton9846.jpg

Um total de 60 agentes comunitários de saúde (ACS), classificados em Processo Seletivo, em 2016, estão sendo convocados pela prefeitura de Lages, através do Departamento de Recursos Humanos (DRH). Os novos agentes irão atuar, especificamente, em 35 áreas urbanas de Lages.

Segundo o diretor do DRH, Flávio Antunes Vieira, esta é a 1ª chamada do Processo Seletivo, edital 02/2016. “A lista de classificação esta publicada no site oficial da prefeitura e os convocados devem comparecer no DRH, munidos de documentos para que seja efetivada a contratação. Aqueles que não vierem diretamente ao DRH receberão a convocação via Correios – carta endereçada conforme informado no ato de inscrição”, fala Flávio.

“Com essa convocação, a área do Centro da cidade passará a ser contemplada com quatro agentes comunitários de saúde. Já a área do bairro Santa Helena, uma das mais populosas de Lages, receberá oito agentes”, disse o diretor do DRH.

Os agentes de saúde desempenham suas atividades, basicamente, através de visitas domiciliares periódicas, fazendo cadastros de famílias, agendando consultas para idosos, doentes ou pessoas com problemas de mobilidade.

Kloppel 1 simprol Posto  Grazziotin aaaa AkeXCmBWpLMVd3pE9p3HDS3M4fMUk6hf1RCfPsLJzXgu
an_fish 11112 Moto Center Bike_aprovado 2 beto WhatsApp Image 2017-02-18 at 14.16.12 1
Discbal_Baterias WhatsApp Image 2016-08-05 at 16.18.01 1 WhatsApp Image 2016-12-15 at 15.03.16
aeroar Luciano motos Super gas nevaturvertical

TELEFONES ÚTEIS

  • Água - SEMASA
    115 / 3224-4855
  • Bombeiros
    193
  • Delegacia Regional de Polícia - Lages
    3289-8200
  • Hospital Infantil Seara do Bem
    3251-7700
  • Hospital N. S. dos Prazeres
    3221-6400
  • Hospital Tereza Ramos
    3251-0022
  • Polícia Militar
    190
  • SAMU
    192
GUINCHO 1 Guaruaja

PREVISÃO DO TEMPO

CONTADOR

8281299
Hoje
Ontem
Essa Semana
Última Semana
Esse mês
Último Mes
Todos os Dias
1004
21720
34658
6755532
326628
485382
8281299

IP: 54.161.164.139
Server Time: 2017-02-21 02:09:03
postosam